Quem Somos

A Associação de S. José, pessoa jurídica e canónica e Instituição Particular de Solidariedade Social, tem como âmbito de trabalho todo o distrito de Braga. Conta financeiramente com a comparticipação da Segurança Social e com donativos de particulares e instituições. Está localizada na cidade de Braga, mais precisamente na freguesia da Sé.

A história e evolução desta instituição começam com a fundação do Lar de S. José sito na rua de St.ª Margarida, a 19 de Março de 1968, criado pelo movimento da Legião de Maria da Arquidiocese de Braga com a finalidade de acolher temporariamente jovens grávidas que se deparavam com dificuldades sociais, materiais e familiares para criar o seu filho.

Em 1978, o até então “Lar de S. José” constitui-se em Associação, tornando-se autónomo da Obra da Providência que lhe deu origem e adquire personalidade jurídica própria.

Durante o seu longo período de existência mudou repetidamente de local, sempre em busca de instalações mais eficientes e que melhor respondessem às necessidades dos seus utentes. A 17 de Novembro de 1989 é inaugurado o actual edifício, com a presença do então Primeiro-Ministro de Portugal o Senhor Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva e de sua Ex.ª Rev.ma o Senhor Arcebispo Primaz de Braga D. Eurico Dias Nogueira.

Em 2004 foi alvo de um novo processo de remodelação da estrutura existente, por forma a colmatar necessidades e melhorias dos espaços internas e de dar uma resposta de qualidade e adequada às exigências da comunidade envolvente.

Este processo de remodelação ficou concluído em 2016 com a bênção das novas instalações pelo Sr. Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

Actualmente e denominando-se Associação de S. José, é constituída por uma estrutura que engloba: Creche, Pré-escola, Centro de Actividades de Tempos Livres e Centro de Apoio à Vida, mantendo a mesma finalidade e linha condutora que sempre caracterizou o seu trabalho e existência.

Esta instituição tem como bases orientadoras da sua acção dois documentos: os Estatutos, que se referem à natureza e fins da instituição bem como à sua estrutura hierárquica e financeira; e o Regulamento Interno, que se refere ao modo como se deve desenrolar a acção nas diferentes valências da instituição.

Missão

Educação e apoio para um futuro