O Que Fazemos

A Associação de S. José tem como finalidade manter um serviço de Proteção à Infância e Juventude, através do funcionamento de Centro de Apoio à Vida, Creche, Pré-escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres para crianças em idade escolar, promovendo o desenvolvimento global da criança e jovem, numa perspetiva de educação para a cidadania, fomentando a inserção das mesmas e contribuindo para a igualdade de oportunidades.

Nas valências destinadas à infância recebe diariamente cerca de 140 crianças, dos 4 meses aos 10 anos de idade, proporcionando o bem-estar e o seu desenvolvimento integral, em estreita colaboração com as famílias.

No Centro de Apoio à Vida acolhe, temporariamente, adolescentes/jovens grávidas e/ou mães até aos 21 anos e os seus/suas filhos/as, que se encontram em risco emocional ou social, promovendo a sua (re)integração.

Creche

Acolhe crianças de idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos, durante o período diário correspondente à ocupação profissional dos pais. Tem capacidade para 67 crianças distribuídas por grupos etários em 4 salas.

Objectivos

Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afetiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através de um atendimento individualizado.

Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças.

Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado.


Pré-Escola

Favorece a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, entre os 3 e os 6 anos de idade, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário, sendo complementar à ação educativa da família. Tem 3 salas de pré-escolar, com capacidade para 57 crianças distribuídas por grupos etários.

Objectivos

Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;

Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;

Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;

Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;

Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.


Centro de Apoio à Vida

Apoiar e acompanhar adolescentes e/ou jovens grávidas, ou mães com filhos/as, em risco emocional ou social, promovendo a sua (re)integração.

Tem capacidade para 20 utentes (adolescentes e respetivos filhos/as), na forma de acolhimento institucional.

Objectivos

Proporcionar às grávidas e/ou mães adolescentes/jovens e seus/suas filhos/as a satisfação das suas necessidades básicas em condições de vida tão aproximadas quanto possível às de um sistema familiar;

Proporcionar apoio psicológico e social de modo a restabelecer o seu equilíbrio e bem-estar;

Contribuir para o exercício responsável da maternidade, através da aquisição de competências maternais, e assegurando condições para o normal desenvolvimento dos/das seus/suas filhos/as.

Promover a aquisição de competências pessoais e sociais tendo em vista a respetiva inserção familiar, social, escolar e profissional;

Promover o acompanhamento das adolescentes/jovens grávidas e/ou mães quer na fase de institucionalização, bem como na fase do processo de autonomização.